Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

: A Editora : Lançamentos : Títulos : Revistas : Autores : Distribuidores : Livrarias : Livraria Pulsional : Links : Resenhas Contato
Bom Dia! domingo, 19 de novembro de 2017

Volta
Erotomania
Manoel Tosta Berlinck,, German Berrios
468 págs., 2009 - Cód. 276-4
ISBN: 9788571372764

Resumo
Esta coletânea de textos sobre a Erotomania, a ninfomania, a satiríase e o priapismo é o resultado de um complexo conjunto de fatores que, numa feliz articulação, acabaram por permitir a construção deste livro.

Num primeiro momento, é a longa e ainda não terminada pesquisa sobre a melancolia/mania realizada no âmbito do Laboratório de Psicopatologia Fundamental do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil que levou à erotomania e suas vicissitudes.

Num segundo momento, a cooperação com Paulo José Carvalho da Silva, em torno da medicina da alma, levou a textos do século XVII, como o livro de Jacques Ferrand, de 1610, de onde foi retirado um capítulo para constar desta coletânea.

Num terceiro momento, foi a descoberta do fantástico portal http://www.psychanalyse-paris.com que possibilitou a coleta de um grande número de textos sobre o assunto.

Por último, mas não menos importante, a inestimável colaboração de German E. Berrios, eminente historiador da psiquiatria, possibilitou a constituição final dos textos aqui incluídos. Essa colaboração resulta, então, na coautoria desta coletânea. O encontro com Berrios e a parceria ocorreu graças à Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, sociedade científica internacional que reúne professores doutores de universidades de diversos países.

Como o leitor poderá verificar, a erotomania é tema de investigação pelo menos desde o século XVII e vai sofrendo modificações de significado que revelam uma complexa dinâmica conceitual. Ela está, entretanto, sempre associada à melancolia/mania que, por sua vez, é o transtorno mental mais antigo de que se tem conhecimento, já que os primeiros textos sobre a loucura, na Grécia Antiga, referiam-se a essa perturbação.

A tradução para o português de textos de famosos médicos europeus, como Jacques Ferrand, Lazarus Riverius, Jean-Étienne Esquirol, Henri Legrand du Saulle, L. Moreau, Benjamin Ball, Alexandre Cullere, Richard von Kraftt-Ebing, Paul Sérieux, Gaëtan Gatian de Clérambault etc, constitui uma importante contribuição para o clínico estudioso da psicopatologia e torna disponível para o leitor de língua portuguesa um universo até então inacessível.

Sofrer de amor tem sido tema dos mais elaborados por poetas, compositores, romancistas, dramaturgos e sempre o que se revela é o apequenamento do ego diante de um ideal. No Brasil, as letras e a música popular estão completamente impregnadas desse sofrimento que frequentemente requer um sacrifício. Porém, neste livro, descortinam-se aspectos psicopatológicos ignorados pelos ficcionistas. Trata-se de uma visão ainda pouco explorada e, neste sentido, a coletânea é uma original contribuição para o entendimento dessa tão humana manifestação.

Palavra Chave:

Em
  

Faça o download de
nossa lista de preço


Atenção, é necessário ter o plugin Acrobat Reader para abrir a lista, se vc ainda não tem, baixe clicando no botão abaixo



EDITORA ESCUTA
R. Ministro Gastão Mesquita, 132 | Perdizes, SP | 05012-010
Tel. 11 3865-8950/3672-8345